Sobre a Ong?

Associação Irmãos da Solidariedade, instituição dedicada ao acolhimento, prevenção e tratamento de portadores do vírus HIV/Aids. A entidade, que completou três décadas em 2018, é a única instituição da região que assiste, com diversos serviços médicos, os pacientes.​

​A história da associação começou quando uma mulher foi à procura de Fátima, na residência dela, para pedir ajuda. Sem saber que a moça era portadora do vírus, a assistente social foi em busca de auxílio. Neste meio-tempo, foi detectada a doença.

​— Foi o primeiro caso de uma mulher com HIV em Campos. Minha família era contra, mas precisava ajudar aquela mãe de seis filhos. Ela morreu, e eu comecei minha trajetória .

​Fátima alugou uma casa em Nova Brasília para o acolhimento dos que a procuravam, mas, após oito meses, ao saber que o imóvel estava sendo utilizado por portadores do HIV, o proprietário pediu a residência e ateou fogo. Para dar continuidade ao trabalho, a assistente social buscou outra sede. Desta vez, no Jardim Carioca, em Guarus, onde fixou definitivamente a casa da Associação Irmãos da Solidariedade, mesmo recebendo de início a resistência de alguns vizinhos.

Atendemos em torno de 120 pessoas, mas, na casa, temos 40 leitos, com 38 pessoas morando no local .

A referência da Associação Irmãos da Solidariedade se dá pelo fato de ser a única casa de apoio do Estado do Rio de Janeiro com pacientes residentes, atendimento ambulatorial com médicos e enfermeiros durante todo o dia, entre outros serviços assistenciais e médicos.

"O preconceito continua sendo ainda pior que a própria doença."
Fátima Castro
Fundadora

Nosso objetivo

Prestar assistência ao portador do vírus Hiv/Aids, através da plena utilização da infra-estrutura, valorizando a qualidade de vida do ser humano, promovendo a conscientização, prevenção, redução dos IST/Aids, defesa da construção e garantia dos direitos humanos das pessoas portadoras do vírus HIV.

Nossa Meta

Nossa meta é promover o fortalecimento mental, social e emocional, impactando positivamente na adesão ao tratamento anti-retroviral, no aumento da auto-estima e do convívio social.

Precisamos do seu apoio hoje!

Precisa de ajuda!?